Nossa Senhora do Carmo

BEIRÃ

Festa em honra de: Nossa Senhora do Carmo 
Data de realização dos festejos: 16 de Julho 


A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo teve a sua origem em 16 de Julho de 1943, data em que foi inaugurada a Igreja da Beirã por vontade da família Vivas, ali residente, e em memória de Carmen Berenguel Vivas e Manuel Vivas Pacheco. 
A família Vivas ofereceu a imagem de Nossa Senhora do Carmo por devoção à Virgem del Carmo e às Carmelitas de Espanha. 
A partir de então, começaram a realizar-se as festas nesta aldeia, no dia 16 de Julho (Dia Litúrgico de Nossa Senhora do Carmo). 
De referir, ainda, que era usual, uma semana antes do início dos festejos, ir-se buscar a imagem de Nossa Senhora das Dores aos Barretos, ficando esta imagem durante uma semana na Igreja da Beirã, saindo depois na procissão da festa. Passada outra semana, regressava em procissão para os Barretos. No entanto, cerca de 1982 esta tradição perdeu-se, apesar de a festa ter continuado a realizar-se, até aos dias de hoje. 

 

 

Nossa Senhora das Dores

BARRETOS

Festa em honra de: Nossa Senhora das Dores 
Data de realização dos festejos: Agosto 


 

A imagem de Nossa Senhora das Dores encontra-se numa Capela mandada construir pelo então Presidente da Câmara Municipal de Marvão (Manuel Vivas) em 1952. Não se sabe, porém, o motivo da escolha de Nossa Senhora das Dores para Padroeira dos Barretos.
A partir dessa data iniciaram-se as festas religiosas e populares nesta aldeia, normalmente em Agosto, apesar do Dia Litúrgico de Nossa Senhora das Dores ser dia 15 de Setembro.